quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

REUNIÕES DEPARTEMENTAIS

SUA FINALIDADE
a) A primeira finalidade é a evangelização;
b) contribuir para um maior desenvolvimento das sócias;
c) realizar estudos e palestras indispensáveis ao desenvolvimento de uma vida integral;
d) preparar obreiras capazes para cargos de responsabilidade;
e) aumentar o interesse e entusiasmo pelo trabalho;
f) estreitar as relações de amizade entre as sócias.
FUNCIONAMENTO DE UM DEPARTAMENTO
a) os Departamentos funcionarão sob a direção da Relatora;
b) cada Departamento reunir-se-á no mínimo uma vez por mês;
c) as reuniões deverão realizar-se na casa das sócias, obedecendo a um sistema de rodízio;
d) o maior número de sócias deve tomar parte no programa das reuniões;
e) as reuniões deverão ser informais e alegres.
PREPARANDO A REUNIÃO
Ao menos uma semana antes da reunião, a relatora distribuirá entre as sócias os convites, onde estará especificado o dia, a hora, o endereço e o telefone da casa da sócia hospedeira. A esta entregará convites a mais, para serem distribuídos entre suas vizinhas e amigas.
PROGRAMA DO DEPARTAMENTO
(a duração total de uma reunião departamental não deve ultrapassar 90 minutos)
1ª Parte - DEVOCIONAL
• (bem animada, porém sem alongar demais; as sócias devem participar, não somente ouvir; se possível, levar o programa impresso para ser distribuído entre os presentes)
• louvor - hinos e cânticos (podem ser organizadas pastas com músicas preferidas pelas sócias);
• orações – além dos motivos especiais das sócias e visitas, lembrar dos assuntos do mês (Dia da Mulher Presbiteriana, mês do lar, mês de missões, mês da pátria, outros);
• leituras bíblicas;
• Mensagem – utilizar de preferência os estudos publicados na SAF em Revista, no caderno especial, principalmente os da Secretária de Espiritualidade.
2ª Parte – PARTE PRÁTICA
• chamada das sócias e contagem dos visitantes;
• entrega dos envelopes individuais (a sócia preenche e devolve à relatora)
• fazer os anúncios necessários, não esquecendo de lembrar as resoluções da plenária;
• concurso bíblico entre as sócias (sobre um livro da Bíblia, que foi escolhido na reunião anterior)
• distribuir tarefas para a próxima reunião (cada sócia deve ficar responsável ao menos por um dos itens da reunião – escreva as tarefas em cartões bonitos e confeccionados especialmente para este fim);
• escolher a casa que hospedará a reunião no mês seguinte (pode ser por sorteio, ou usar a ordem alfabética do nome das sócias).
3ª Parte - SOCIAL
• saudar os visitantes (pode ser com uma poesia ou sortear uma lembrancinha; não esquecer de entregar a cada visitante um folheto com os horários e trabalhos da Igreja);
• homenagear as aniversariantes do mês (a sócia encarregada desta tarefa confecciona ela mesma um mimo para cada uma aniversariante);
• agradecer à hospedeira (oferecendo-lhe, por exemplo, um vaso de flores);
• realizar com todos os presentes uma ou duas brincadeiras (ver sugestões no final);
• terminar com um lanche rápido e simples, enquanto todas se confraternizam.
SUGESTÔES
Receita do mês - incumbir uma sócia de trazer uma receita escrita e já testada para distribuir entre todas.
Para incentivar a freqüência das sócias - a relatora poderá confeccionar um cartaz com uma grande árvore desenhada e os frutos – um para cada sócia e com o nome da sócia. Os frutos são feitos separadamente e colados à árvore com o auxílio de velcro. Se a sócia faltar, corta-se um pedaço do fruto. Quem tiver o fruto completo no final do ano será premiada.
Para a devocional - a relatora pendura balões cada um contendo uma tira de papel com os itens da devocional, exceto a mensagem, que já deve ter sido solicitada a uma determinada sócia. As tiras devem ser numeradas para que haja uma seqüência correta. Ex: nº 1 – dar as boas vindas; nº 2 – escolher dois cânticos; nº 3 – ler o salmo predileto; nº 4 – fazer uma oração; nº 5 – contar uma experiência cristã; etc. As sócias receberão os balões e deverão estourá-los, verificando suas tarefas, antes de dar início à reunião.

Viagem do Amor – distribuir entre as sócias um programa para seis semanas.
• 1ª semana – escrever, cada dia, um cartão postal , ou uma carta para uma pessoa amiga e necessitada de uma palavra de estímulo.
• 2ª semana – telefonar, cada dia, para alguém levando uma palavra de carinho.
• 3ª semana - visitar, se possível cada dia, pessoas que precisam de ânimo e conforto.
• 4ª semana – escolher 3 pessoas pelas quais vai orar diariamente.
• 5ª semana – usar esta semana para meditação e oração por si mesma – ler a 1ª epístola de João e pedir que o Senhor a ensine a amar verdadeiramente.
• 6ª semana – procurar sentir de quantas maneiras Deus revela o seu amor por nós; mostrar também o seu amor, escolhendo uma família carente e ainda não crente; levar para esta família uma Bíblia acompanhada de um gostoso lanche.

Na reunião do Departamento, que se realizar após estas seis semanas, as sócias deverão compartilhar suas experiências.
Campanha de Evangelização – marcar um dia do mês para que as sócias do Departamento saiam pelas ruas próximas à igreja, dizendo a cada pessoa “Jesus salva e te ama muito”, enquanto distribui folhetos com os horários dos trabalhos na igreja.
Obs: Fazer esta campanha mais de uma vez por ano.
Sugestões de brincadeiras para o momento social
Bombardeio de Perguntas
Forme grupos com o mesmo número de pessoas. Cada grupo escolhe um representante e o nome de um personagem bíblico. O representante de um grupo vai até o outro grupo, e os membros deste lhe dirigem perguntas que só podem ser respondidas com: “Sim”, Não”, “Não sei”. Deve-se marcar um tempo para as perguntas. Em cada rodada, novos representantes podem ser nomeados. Será vencedor o grupo que adivinhar mais vezes o nome do personagem escolhido.
Gincana Musical
De cada vez, dar algumas palavras chaves de hinos, ou corinhos, como por exemplo: “alma sequiosa, Salvador, aleluia, vencendo”. Quem cantar primeiro, será premiada.
Corrida de versículos
Distribuir papel e lápis a cada grupo de 2 a 3 pessoas e nomear uma mesma palavra bíblica para todos os grupos. Seja rigorosa ao determinar um tempo. A corrida é para ver qual grupo encontra o maior número de versículos com a palavra dada.
Batata quente
Uma bolsa pequena contendo cartões com perguntas, ou alguma ordem. Exemplo: Quantos anos tem o Trabalho Feminino? / Abrace quem está a sua direita / Como se chama a Presidente de nossa Federação? / Cante um corinho. com a palavra “x”. A bolsa vai passando de mão em mão, ao som de uma melodia, que é interrompida bruscamente. Quem estiver com a bolsa (batata quente) tira uma tarefa e cumpre. Se errar sai fora. Acabando os cartões, termina a brincadeira com o prêmio (uma caixa de bombons ou balas) distribuído entre as vencedoras.
Coitadinho do Gatinho
As participantes em círculo. Uma é escolhida para fazer o papel de gatinho. Imitando o bichinho, ela aproxima-se das outras (uma de cada vez) e vai tentar provocar risadas. A que está sendo provocada deve fazer carinho na cabeça do gato, dizendo: “Coitadinho do gatinho”. Se o gatinho atingir seu objetivo, é substituído por aquela que não conseguiu ficar séria.
Quem me toca
Uma pessoa é escolhida, seus olhos são vendados e separa-se do grupo, enquanto uma segunda pessoa é escolhida para ser identificada pela primeira. A de olhos vendados é chamada de volta e fica num canto da sala, de costas para as demais. Haverá três chances, não conseguindo acertar, terá de pagar uma prenda. 1ª chance: a dirigente apresenta as qualidades pessoais da escolhida (inteligente, educada, extrovertida, canta no Coral, etc); 2ª chance: a dirigente apresenta as qualidades físicas da escolhida (alta, magra, cabelos lisos e claros, etc); 3 ª chance: a pessoa escolhida coloca as mãos no ombro da que está com os olhos vendados. Esta, por sua vez, pega a sua mão e tentar adivinhar quem a está tocando.
Aprendendo a rimar
O grupo em círculo. A dirigente entregará a uma das participantes uma caixa vazia e dirá; “O que você deseja que esteja dentro desta caixa?” A pessoa dirá o nome de alguma coisa e passará a caixa para a vizinha da esquerda. Esta pegará a caixa e terá que dizer o nome de uma coisa que rime com a palavra anterior. Passará à pessoa seguinte, e assim por diante. A palavra chave foi, por exemplo, “lata”, imediatamente, sem repetir vocábulos, outras vão sendo ditas: mata, ata, batata, pata, etc. Quem errar sai fora. A brincadeira continua com outras palavras, até que reste uma só pessoa.
Extraído do site da SAF
http://www.saf.org.br/

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